terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Como falar melhor?

Destacar-se no mercado de trabalho requer ter boa comunicação verbal


     


        Falar melhor, ter uma boa oratória, saber se pronunciar e calar-se no momento exato, ser coerente ao falar ou escrever são elementos importantes para obter destaque na empresa que atua. Como podemos ter esse desempenho? Não é nenhum secreto o método é "Ler". Por outro lado, não é lendo de tudo e acreditando em tudo que se pratica a verdadeira leitura. 
          Ler apenas o título da matéria, mas não lê-la na integra; ler o assunto em apenas um site ou escrito pelo mesmo autor: é o mesmo que não ler. Devido ao fácil acesso às informações, acabamos realizando leituras superficiais, ou seja, sem consistência. A leitura tem que ser analítica; ler e compreender, ter dúvidas e procurar saná-las. A ausência de ser crítico, de expor sua opinião faz com que o leitor não pratique a leitura. 
       Não é viável ler muito e não ler bem. Pensamos: em alguns casos visualizamos matérias, reportagens e levamos à conhecimento de nossos amigos e familiares, porém podemos juntos concordar que nem sempre os fatos são autênticos. Principalmente quando o assunto está divulgado em redes sociais, páginas essas que as pessoas escrevem sem pensar, sem medir consequências e algumas vezes infligindo as leis brasileiras.
         Atualmente trabalho no setor de Comunicação de uma empresa de grande porte e recentemente um repórter investigativo de uma excelente rádio divulgou em sua reportagem, sem previamente nos procurar, informações erronias sobre o nosso serviço. Obviamente que os ouvintes acreditaram no repórter e levaram ao conhecimento de seus amigos e familiares. Mas o assunto não é verídico. Reitero sobre a importância de ler analiticamente e não levar quaisquer informações para frente sem antes apurá-las. 
       Sim! Nós podemos falar melhor, por outro lado, primeiramente precisamos ler melhor e interpretar os assuntos que são publicados. O ato de ler faz com que escrevemos e verbalizamos com mais eficacia. Vivemos no mundo perecível, mas não devemos nos deixar com o rotulo vencido.


27/12/16, às 9h56, Jacqueline Teixeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário